Oia Notícias Publicidade 728x90
27/02/2024 às 10h13min - Atualizada em 27/02/2024 às 10h13min

WhatsApp clonado: o que fazer se for vítima e como prevenir golpes

Golpes mais conhecidos envolvem roubo da foto de perfil e acesso indevido à conta em outro celular. Recuperação envolve denúncias contra número falso e tentativas de configurar conta novamente no seu celular.

clonagem da conta envolve a criação de um novo perfil com sua foto e o envio de mensagens para seus contatos.

Já o roubo de conta inclui técnicas para te induzir a entregar código de segurança enviado por SMS e, assim, configurar sua conta em um novo aparelho.

É possível usar recursos do WhatsApp para tentar recuperar conta e prevenir esse tipo de prática.

O WhatsApp tem recursos que podem ajudar quem teve a conta clonada. Golpistas tentam roubar a foto ou a conta para confundir contatos das vítimas e os levar a fazer transferências bancárias para desconhecidos.

Se você sofreu esse tipo de golpe, pode acionar o WhatsApp para tentar normalizar a situação. Em alguns casos, a recuperação da conta pode levar alguns dias. Por isso, também é importante alertar seus contatos que alguém está se passando por você.

Confira dois tipos bastante conhecidos de golpes de WhatsApp e veja em seguida o que fazer em cada caso.

  • Clonagem de conta (ou "golpe do número novo"): alguém tem acesso à sua foto e aos seus contatos e, então, cria uma conta para se passar por você e pedir dinheiro para seus amigos e familiares;
  • Roubo de conta: alguém entra em contato com você se passando por uma empresa e pede o código enviado por SMS sob alegação de que ele seria usado para confirmar um cadastro, mas, na verdade, a informação é usada para transferir sua conta para outro celular.

WhatsApp clonado: o que fazer?

No caso de WhatsApp clonado, as únicas medidas a serem tomadas são alertar seus contatos sobre o golpe e pedir para eles denunciarem a conta fraudulenta. Dê as seguintes orientações aos seus contatos:

  • Desconfie de mensagens atípicas;
  • Desconfie se alguém com sua foto enviar uma mensagem por um número desconhecido;
  • Se um número com a foto de um conhecido pediu dinheiro pelo aplicativo, tente ligar ou conversar pessoalmente com a pessoa para confirmar o pedido.

Como denunciar conta

  1. Na tela da conversa, clique nos três pontinhos ();
  2. Clique "Mais" e, em seguida em "Denunciar";
  3. Escolha se você quer bloquear o contato e apagar a conversa – esta opção fica ativada por padrão, por isso, considere tirar prints das mensagens antes de confirmar o bloqueio;
  4. Selecione "Denunciar";
  5. Informe por que o número está sendo bloqueado, como "conteúdo indesejado" – se você não optar por bloquear o contato, esta tela não será exibida.

WhatsApp roubado: o que fazer?

Se a sua conta do WhatsApp foi roubada, é preciso voltar a configurá-la em seu celular. O processo pode levar alguns dias e inclui uma orientação importante: não peça para a operadora bloquear sua linha se você ainda receber ligações e mensagens em seu número.

Algumas pessoas imaginam que a medida também impede o acesso de invasores, mas, na verdade, ela dificulta a recuperação da conta. Isso porque o cancelamento da linha na operadora não afeta o funcionamento do WhatsApp.

Como recuperar o acesso à conta do WhatsApp.

  1. Tente configurar a sua conta novamente no seu celular;
  2. Insira o código de seis dígitos enviado para o seu número por SMS;
  3. Se o golpista ativou uma segunda senha no outro celular – o que costuma acontecer –, é preciso aguardar sete dias e repetir o processo.

Segundo o WhatsApp, ainda que você não saiba o segundo código da proteção dupla, a pessoa que estava usando a sua conta será desconectada quando você inserir o código de seis dígitos enviado por SMS depois de sete dias da primeira tentativa.

Como prevenir golpes

Além de denunciar o número desconhecido, há outras medidas para prevenir que suas informações sejam acessadas por terceiros.

Elas podem ser realizadas ao acessar as "Configurações" – no Android, é preciso selecionar antes os três pontinhos () que aparecem no topo da tela inicial – e, em seguida, clicar em "Privacidade" e "Segurança". As duas páginas permitem:

  1. Ativar a proteção em duas etapas, o que impede terceiros de roubarem seu perfil apenas com o código enviado por SMS;
  2. Habilitar as "Notificações de segurança", que mostram quando uma pessoa configurou a conta dela em um novo celular – se alguém pedir dinheiro logo após este aviso aparecer, pode ser um sinal de golpe;
  3. Controlar quem poderá ver sua foto de perfil – criminosos podem usá-la para se passar por você em outra conta no aplicativo; por isso, a recomendação é mostrar a sua foto apenas para seus contatos;
  4. Limitar quem vê dados como "visto por último", "online" e status – para ter mais proteção, escolha mostrar esses dados somente para seus contatos em cada um;
  5. Definir quem pode te adicionar em grupos – para não cair em grupos de desconhecidos, escolha limitar este recurso para os seus contatos;
  6. Silenciar chamadas de números desconhecidos – elas ainda aparecerão na aba Chamadas e nas notificações.
Aplicativos espiões

O WhatsApp também pode ser clonado por spywares, aplicativos espiões que permitem que um hacker - ou até alguém próximo da vítima - monitore as atividades em seu celular.

Assim, o criminoso consegue vigiar a vítima e tem acesso a seus dados pessoais, incluindo informações bancárias e código de verificação do WhatsApp.

Para se proteger, a recomendação é não baixar aplicativos que prometam ganhos (financeiros ou de seguidores nas redes sociais), ou funções que não existem (para saber quem visitou seu perfil no Instagram, por exemplo).

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Oia Notícias Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp