11/10/2024 às 19h08min - Atualizada em 11/10/2024 às 19h08min
Queda da avião mata piloto em distrito de Ouro Preto
Acidente aconteceu no distrito de de São Bartolomeu; testemunhas viram aeronave com voo baixo
Um avião monomotor caiu no distrito São Bartolomeu, em Ouro Preto, na Região Central de Minas, por volta das 15h desta sexta-feira (11). O Corpo de Bombeiros confirmou a morte do piloto.
Moradores informaram que viram a aeronave voando bem baixo, próximo à Pedra de Amolar, na Serra de Ouro Preto. Testemunhas relataram que, antes da queda, o avião passou bem baixo, quase tocando a antena da Igreja Matriz, no Centro Histórico da cidade.
Os relatos apontam que a aeronave fez uma curva e, na sequência, caiu em uma área de mata, próximo à estrada que liga o distrito São Bartolomeu ao Centro de Ouro Preto.
“A aeronave caiu bem próxima à estrada. Isso pode ser um indicativo de que o piloto tentou fazer um pouso de emergência”, avaliou Charles Murta, da Defesa Civil de Ouro Preto.
Pouco antes da queda, funcionários da Prefeitura e da Defesa Civil faziam uma vistoria em um terreno onde será construído um autoparque e o avião passou bem próximo ao grupo.
Ely Freitas testemunhou o avião voando baixo. Ele conta que estava na estrada de moto, voltando de um sítio do distrito São Bartolomeu, quando viu a aeronave se aproximando. No momento, Freitas desconfiou que o aeronave estava com problemas.
“Na sequência, eu ouvi um estrondo e subiu uma fumaça. Quando cheguei ao local, me deparei com o avião em chamas. Não deu para ver se havia vítimas”, conta a testemunha.
A aeronave de matrícula PSSLR é do modelo AT-502B, da fabricante Air Tractor. Ela foi fabricada em 2021.
“Assim que tomou conhecimento da queda de uma aeronave nesta sexta-feira (11/10), em Ouro Preto, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) prontamente deslocou a perícia oficial e uma equipe de policiais ao local dos fatos. O piloto do monomotor já se encontrava em óbito e o corpo, devido ao estado de carbonização, será encaminhado ao Instituto Médico-Legal dr André Roquette para ser submetido a exames. A PCMG esclarece que já está em contato com o equipes que atuam no Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) e aguarda a finalização dos laudos que subsidiarão as investigação que apura a causa e circunstâncias do acidente”, informou a Polícia Civil.