Oia Notícias Publicidade 728x90
27/09/2020 às 09h44min - Atualizada em 27/09/2020 às 09h44min

Onça-parda foi morta atropelada em frente a Gruta Rei do Mato

Um onça-parda foi morta atropelada por uma caminhonete na noite desta sexta-feira (26), em frente a Gruta Rei do Mato, em Sete Lagoas. A informação do acidente foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros e pela administração da Gruta Rei do Mato

Conforme apurado, o veículo seguia em direção a cidade, quando o animal atravessou a pista e foi atingido. Segundo relatos, não deu tempo do motorista parar o veículo e evitar o acidente.

O puma, também é chamado de suçuarana, onça-parda e leão-das-montanhas, é o segundo maior felino nativo das Américas ficando atrás apenas da onça-pintada, e o que tem a maior escala de distribuição do que qualquer outro mamífero selvagem no hemisfério ocidental. Pertencente ao grupo dos Felídeos e como a maioria dos indivíduos deste grupo, são animais solitários, carnívoros e territorialistas. Seu nome científico anteriormente era Felis concolor, atualmente renomeado para Puma concolor.

As principais características dos pumas são: corpo alongado, cabeça pequena, orelhas pequenas, curtas e arredondadas, pescoço e cauda longa, comprimento em média de 1,55 metro sem a cauda, e 0,70 metros do ombro ao chão, pesam em torno de 70 a 85 kg. A cauda mede de 50 a 80 cm. A pelagem varia conforme a região em que vivem, geralmente, nas cores bege-rosado, cinza, marrom ou ferrugem.



O puma habita boa parte da América, podendo ser encontrado desde o Canadá, passando pela América Central, pelo Brasil e chegando até o sul do Chile e Argentina. Delimita seu território com urina, fezes, arranhões e secreções da glândula anal espalhadas nas árvores. O tamanho de seu território varia, podendo chegar a 300 km², porém todos vão conter pelo menos um local seguro para abrigar-se e uma variedade de caças. Em regiões de presas abundantes é possível ver sobreposição de território entre os pumas, quando isso ocorre, eles evitam o contato com o outro indivíduo da mesma espécie para não brigarem e manter suas energias para caçar e sobreviver. Com hábitos noturnos e diurnos, com preferência para caçar no crepúsculo. Durante a caça espreitam-se atrás de arvores e arbustos e quando a presa se aproxima, emboscam-na. O nado às vezes torna-se essencial, mas a evitam sempre que possível. Possuem grande variedade alimentícia, consumindo ovelhas, cervos, gado, roedores e até insetos.

No período do acasalamento, será possível ver dois pumas próximos, normalmente, a fêmea demarca seu território avisando do período fértil e os machos entraram no território para encontrá-la. O cio dura de 3 a 4 dias e com intervalos de 23 dias entre um cio e outro. A gestação dura entorno de 95 dias e a fêmea dá a luz de 1 a 4 filhotes. Os filhotes nascem pintados e estas manchas permanecem por 6 meses e depois deste tempo elas somem. As fêmeas vivem aproximadamente de 12 anos e ganham a maturidade sexual por volta dos 2 anos e os machos vivem 20 anos e chegam à maturidade sexual aos 3 anos.

O puma é um dos poucos felinos que não rugem, ao invés deste som característico para a família, eles emitem um som similar ao notado em gatos domésticos quando estão estressados ou com muito medo ou podem se comunicar por um silvo estridente.



O puma encontra-se com grande chance de extinção, os fatores principais são relacionados ao homem e o desmatamento que diminuem seu território de caça, e com isso, esses animais necessitam buscar alimento em outras regiões, ou então, acabam atacando o gado doméstico por não compreender os limites de uma fazenda. Com isso, muitos fazendeiros tem caçado este animal diminuindo ainda mais a densidade da espécie. Apesar de exímio caçador, os pumas evitam o contato com o homem e mesmo quando em contato evitam atacar o homem.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Oia Notícias Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp