Por que as pessoas reclamam? Pesquisas recentes mostram que a maioria das pessoas reclamam pelo menos uma vez por minuto durante uma conversa. E tem mais: essa reclamação constante reprograma o cérebro para tornar reclamações futuras mais prováveis, o que acaba por danificar o órgão. Pesquisadores da Universidade de Stanford já mostraram que reclamar encolhe o hipocampo, uma área que é responsável pelo pensamento inteligente e pela resolução de problemas.
“O nosso cérebro, diante do desconforto, ele sempre vai buscar alguma válvula de escape. Sempre que você, por exemplo, tende a querer focar em alguma coisa, mas você começa já cansado daquilo, automaticamente, você sabe que o seu cérebro vai buscar alguma outra fonte de informação. Então, diante do desconforto, o cérebro busca um novo estímulo, busca uma válvula de escape, afinal, há desconforto. E obviamente, quando você tem algo que te gera desconforto, a gente precisa achar algo que nos conforte da melhor maneira possível. Sendo isso uma conduta do nosso cérebro, por que será que ele acaba escolhendo a reclamação? Depende muito”, explica André Buric, especialista e mestrando em neurociência comportamental pela King’s College de Londres e criador da academia cerebral Brainpower.
Isso acontece porque nosso cérebro gosta de eficiência. Ações eficientes gastam menos energia e ele é programado para preservar o máximo de energia que consegue. Quando ele aprende um comportamento e passa a repeti-lo, como reclamar, os neurônios se organizam para facilitar o fluxo de informações, tornando o hábito cada vez mais fácil e fazendo com que, com o tempo, a pessoa se torne mais negativa do que positiva. Reclamar é tentador porque faz sentir bem, assim como fumar, comer gordura e se entupir de bebida alcóolica – mas não faz bem para o nosso corpo.
“Tem cérebro de pessoas que quando tem algo que é desconfortável, a pessoa simplesmente mata no peito e fala: ‘Dá aqui, eu vou resolver isso’. Mas, existe o grupo do 99% que diante de qualquer uma dessas coisas, uma pessoa que não faz algo de acordo com a sua expectativa, algo que de fato seja um problema no mundo, ou qualquer outra coisa, a resposta de um cérebro fraco é reclamar.”, completa Buric.
Com o tempo, a pessoa tende a se tornar uma “reclamadora crônica”, daquelas que ninguém consegue ficar perto ou estabelecer um diálogo. Mas é preciso entender que reclamar não ajuda a solucionar problemas, não traz felicidade, muito pelo contrário. Entender os motivos por trás da reclamação é que podem abrir um caminho para a resolução dos problemas.
“Essas pessoas geralmente gostam de dizer ‘Ah não, mas é o meu direito reclamar’. Tudo bem, é o seu direito reclamar, mas não é o seu direito e nem obrigação da outra pessoa ouvir a sua reclamação.”, finaliza o especialista.
A coach de alta performance e produtividade Patrícia Marinho nos deu 8 dicas comportamentais para escapar de gente “pra baixo”. Se você é uma pessoa assim, a especialista também orienta a melhor maneira de mudar sua forma de ver as experiências na vida:
1- “Somos o resultado das cinco pessoas que mais nos relacionamos” “Se você está do lado de pessoas que só reclamam, em breve pode se tornar assim também”, comenta Patricia.
2 -A palavra tem muito poder “Se você está no meio de uma crise e diz que vai ser assim até o final do ano, será”, comenta a especialista. “Leve otimismo para a conversa: ‘existe um crise, sim. Mas o que vamos fazer para mudar?”.
3- Esteja ao lado de pessoas que são altruístas e otimistas “Uma âncora é apenas 10% do peso do navio e, mesmo assim, o prende. Não deixe que ninguém seja uma âncora”.
4- Reclamar é um hábito e, por isso, pode ser mudado “Nosso cérebro demora 21 dias para entender que criamos um hábito. Depois, vira rotina”. Por isso, evite manter atitudes negativas, como respostas ríspidas e mau-humor.
5- Tente mudar o assunto sempre que quem reclama entrar em ação “Você dá um bom-dia, e a pessoa responde ‘bom dia por quê?’; peça para ela respirar fundo e diga que o fato de ela estar viva já é motivo para um bom dia”.
6- Se alguém reclamar do seu lado, não faça coro à crítica “Ela fala mal de alguém e você fala bem. Um dia essa pessoa mudará o comportamento”, pondera a coach.
7- Mude de assunto sempre que se sentir arrastado pelas energias negativas do interlocutor Se a pessoa reclama de alguma coisa, pergunte algo como “você já viu como o céu está aberto hoje?”, para forçá-la a mudar de assunto.
8- Não tente chamar atenção da pessoa Frases do tipo “você só reclama” ou “você fala tão mal” não funcionam, segundo a coach. “Quando alguém fizer uma crítica, fale uma coisa positiva”.